Medite na Palavra de Deus

sexta-feira, 19 de julho de 2013

Projeto

I.      PROJETO PARA TODO ANO LETIVO


TEMA:
EDUCAÇÃO EM NOME DA ORDEM E DO PROGRESSO.
A EDUCAÇÃO DE SÃO FIDÉLIS EM BOAS MÃOS.

JUSTIFICATIVA:

         A escola durante o ano letivo realiza atividades como resposta aos anseios da comunidade em que vive, com seus conflitos internos e individuais que refletem na família e na sociedade. Para auxiliar a escola no entendimento dos conflitos da vida e da sociedade, o projeto usa de argumentos  da  antropologia do educador Paulo Freire como:  -  Inacabamento, Inconclusão do humano; - Historicidade: se constrói na história, que é aberta;  -  Capaz de humanização e desumanização; -  Permanentemente provocado para ser mais; - Dialogicidade. Valorizando a  prática de Paulo Freire  o projeto proposto traz a possibilidade de organizar as atividades e aspectos de identidade da unidade escolar em um Portfólio dinâmico e autentico , para que as ações da escola não fiquem no esquecimento .

OBJETIVOS:

         A partir das ponderações de Paulo Freire, os componentes da escola refletirão sobre sua condição de autores de suas histórias, fundadas na autonomia, na amorosidade e esperança.

         Utilizar dos pressupostos de Paulo Freire para superar os mecanismos de opressão, de exclusão, de preconceito, dentre outros,  que impedem a vocação de ser mais dos seres humanos: a humanização.

          A escola, inserida em um projeto educativo “Freiriano”, poderá constituir e ser constituída por meio da subjetividade de seus sujeitos. Anunciadores da construção da paz e da possibilidade de transformação da educação e do mundo.


CULMINÂNCIAS: EVENTOS DA ESCOLA.


PRODUTO FINAL: PORTFOLIO DA ESCOLA.


AVALIAÇÃO: CONTINUADA E PROGRESSIVA.



Projetos Pedagógicos 

Interdisciplinares



IMPLEMENTAÇÃO DE PROJETOS  E ACOMPANHAMENTO

PÚBLICO ALVO: ENSINO FUNDAMENTAL.           

CONTEÚDOS: INTEGRAÇÃO COM OS CONTEÚDOS DO PLANEJAMENTO DE CADA ANO DE ESCOLARIDADE E DISCIPLINA.

PRODUTO FINAL: MANUAL - SEMINÁRIOS – PESQUISA DE CAMPO –ENTREVISTAS – PRODUÇÃO TEXTUAL –TEATRO – MÚSICA – POESIA – VISITAS – OFICINAS PEDAGÓGICAS – EXPOSIÇÕES – CAMPANHAS – JOGOS – RODA DE LEITURA – CONTOS – PRODUÇÃO COLETIVA – FEIRA DE CIENCIAS – FEIRA PEDAGÓGICA - ÁLBUM SERIADO – JORNAL – FOTO NOVELA – MAQUETES – ACRÓSTICOS -.

CULMINANCIAS: À CRITÉRIO DA ESCOLA.


A SEMED/SF apresenta sugestões para uma melhor organização do trabalho educativo por meio de projetos. A proposta de trabalho com Projetos Pedagógicos, tem sido uma realidade na Educação de nosso Município. No ano de 2012 temos procurado acompanhar mais de perto a produção e execução destes projetos. Através da metodologia de projetos, os estudantes estarão envolvidos com aprendizagem significativa de uma forma direta e serão incentivados a:

ü      Participar de atividades com objetivos concretos, ampliar campos de interesses.
ü       Concretizar tarefas produtivas, desenvolver a compreensão por meio da experiência e o pensamento reflexivo.
ü      Desenvolver a iniciativa e a responsabilidade, estimular a perseverança na realização das tarefas, valorizar o trabalho cooperativo.

Inicia-se o trabalho para a valorização dos projetos pedagógicos no fazer educativo municipal, com a sugestão  de um projeto único para todo ano letivo e toda a Escola, que utilizará o Tema dado pela SEMED em 2012: “Educação em nome da Ordem e do Progresso. A educação de São Fidelis em boas mãos.”
Os projetos devem ser complementados e adaptados por cada Unidade Escolar. Sugerimos alguns projetos para turmas diferenciadas da escola, estes projetos terão o produto final e as culminâncias escolhidas pela unidade escolar e apresentadas a coordenadoria de Educação da SEMED/SF.  Alterações em todos os projetos sugeridos, são necessárias para representar a realidade específica de cada unidade escolar. No entanto foi dado o primeiro passo para auxiliar os professores no trabalho educativo,  avançaremos utilizando diferentes estratégias de ensino contextualizado. Neste sentido para resolver qualquer dúvida ou esclarecimento sobre o assunto: Projetos, estaremos à disposição por email:elisabetegda@yahoo.com.br e todas as terças-feiras e sextas-feiras na SEMED/SF.

PROJETOS INTERDISCIPLINARES

       I.            PROJETO - EDUCAÇÃO EM NOME DA ORDEM E DO PROGRESSO.
       A EDUCAÇÃO   DE SÃO FIDÉLIS EM BOAS MÃOS.

    II.            PROJETO – SAÚDE

 III.            PROJETO - MEIO AMBIENTE

 IV.            PROJETO - CULTURA

    V.            PROJETO - MÚSICA

 VI.            PROJETO - ESCREVER E LER

VII.            PROJETO - LEITURA E INTERPRETAÇÃO

VIII.            PROJETO - IDENTIDADE

“Não é no silêncio que os homens se fazem,
mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão.”  

Qualquer dúvida estarei aguardando:

Dia do Folclore

Sugestão de atividades direcionadas:
A criança produzindo cultura

Ampliando o olhar
Folclore é uma palavra de origem inglesa que significa "o saber de um povo", abarcando diversas manifestações da cultura popular, influenciadas pelo contexto de produção, em constante mudança. Hoje o conceito de tradição é dinâmico, não está relacionado ao passado, mas ao que permanece vivo nos dias atuais, ao que se mantêm e é contemporâneo.
As crianças chegam á escola, carregadas de elementos culturais do seu cotidiano. Essa "cultura caseira" é a parte do folclore brasileiro e as crianças só podem compreender a riqueza e a diversidade do conjunto desses costumes se sentirem integradas a eles. Para legitimar essas representações culturais, é importante incluir aspectos da cultura brasileira e suas manifestações regionais no currículo, ao longo do ano letivo. A escola precisa se abrir para o que se aprende fora da escola.
Ao discutir e trocar entre si culturas percebidas em casa, na rua, na escola e no bairro, os alunos estão também produzindo cultura. Para além dos mitos e lendas descontextualizados, o aluno precisa vivenciar um processo de apropriação cultural coerente, palpável, o que ele toca - o que lhe toca. Assim ele se reconhece participante de um grupo social, cidadão do mundo. Quais são as tradições dos alunos da sua sala? E da escola?

Tarefas direcionadas:
- Sondagem, junto aos estudantes, da cultura popular encontrada na escola como por exemplo, brincadeiras (queimada, amarelinha etc.). Elaborar desenhos para exposição coletiva da escola.
- Pesquisa sobre os hábitos familiares: as cantigas de ninar, as histórias que ouviram da mãe e da avó e as comemorações folclóricas.Elaborar um caderno de registro coletivo para apresentar na exposição.
- Coleta de frases encontradas nos para-choques de caminhões, nas placas para não se vender fiado e agradecer a preferencia, ditados populares, provérbios e epitáfios nos túmulos.
- Verifique se no bairro da escola há grupos de teatro, musica e dança. Convide-os para uma conversa e uma oficina com os alunos ou talvez uma apresentação durante a exposição.

Mais dicas e sugestões:
_ portal do professor com espaço de aula e outors links - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/index.html
- carta do folclore brasileiro - http://www.fundaj.gov.br/geral/folclore/carta.pdf


Bom trabalho.

Pauta

PAUTA – CONSELHO DE CLASSE


ü                                                                                                                              jmmaegda@zipmail.com.br   

      MENSAGEM

ü    RELACIONAMENTO


ü    RELATOS DAS TURMAS

ü    APOIO PEDAGÓGICO

ü    CAED – ENCAMINHAMENTOS/ DIAGNÓSTICO

ü    PALAVRA DOS PROFESSORES

ü    ENCERRAMENTO


ü        DINAMICA

Conselho de Classe

Na reunião do Conselho de Classe são abordados os seguintes assuntos:
  • Dificuldades dos alunos; nome dos alunos que estão com dificuldades e especificar a dificuldade;
  • Avanços: Os alunos que melhoraram, considerando a realidade do aluno e o período;
  • Destaques da turma: Quais  alunos estão bem, lendo, interpretando e desenvolvendo progressivamente a aprendizagem;
  • Quais são as estratégias usadas para resgatar os alunos com dificuldade e fazer com que todos avancem;
  • Relatos do Cotidiano escolar;
  • Projetos realizados e que serão elaborados.
Observação:
Documentos  que devem estar prontos no dia do Conselho:

  • O diário;
  • Fichas individuais dos alunos;
  • Relatório geral da turma;

quarta-feira, 17 de julho de 2013

Atividades



Leia:
"Pensaremos naquela menina que vivia na janela;
uma que se chamava Arabela, outra que se chamou Carolina."
As palavras destacadas são substantivos.
Substantivos são palavras que dão nomes aos seres.
O substantivo que dá nome a quaisquer pessoas, animais, objetos, lugares, chama-se SUBSTANTIVO COMUM.
Ex.: moça, bola.
Os nomes próprios de pessoas, animais, cidades, ruas, avenidas, países, escolas, estabelecimentos comerciais são chamados de SUBSTANTIVOS PRÓPRIOS.
Ex.: Fernanda, Brasil.

1) Procure no texto acima "As meninas" e complete as lacunas:
a) dois substantivos próprios: ____________ - ____________
b) dois substantivos comuns:  ____________ - ____________

2) Escreva o nome próprio de :
a) seu pai:
b) sua mãe:
c) sua professora:
d) sua escola:

3) Complete com nomes comuns de:
a) cidades:
______________
______________
______________
b) frutas:
______________
______________
______________
c) brinquedos:
_____________
_____________
_____________


Retrato de pato

O pato ganhou sapato
Foi logo tirar retrato.

O macaco retratista
Era mesmo um grande artista.

Disse ao pato: "Não se mexa
Para depois não ter queixa".

Olhe pra cá direitinho:
Vai sair um passarinho.


O passarinho saiu,
Bicho assim nunca se viu.

Com três penas no topete
E no rabo apenas sete.

E como enfeite ele tinha
Um guizo em cada peninha.


Interpretação de Texto


Responda:
1. Quem escreveu a poesia?
2. Que nome ele deu à poesia?
3. Quando o pato foi tirar retrato?
4. Quem tirou o retrato do pato?
5. O passarinho saiu realmente. Como era ele?
6. Escreva o que o passarinho disse quando pousou no bico do pato.
7. " A discussão não parava
     E cada qual mais gritava".
a) Quem discutiu?
b) Porque houve essa discussão?


Nome:........................................................................
Data:.........................................................................
1) Complete os termos que faltam nas operações:
a) 9 + ...... = 12                      b) 8 + ...... = 12                 c) 7 + ...... = 12
12 - 9 = ..........                       12 - 8 = ...........                 12 - 7 = ...........

d) 6 + ...... = 12                      e) 5 + ...... = 12                 f) 4 + ...... = 12
12 - 6 = ...........                      12 - 5 = ...........                 12 - 4 = ...........


 

Atividades

ATIVIDADES PROPOSTAS POR GRUPOS DE PROFESSORES 


Este trabalho foi concebido a partir dos Planos de Ação propostos nas Oficinas  nas Escola, realizadas no ano de 2009 em todo o Brasil.
O objetivo é devolver ao professor e à coordenação pedagógica, resumo dos trabalhos propostos para que, a partir do planejamento didático anual e se for de interesse da escola uma ou mais sugestões possam ser implantadas, desde que adaptadas à faixa etária e à realidade local/regional.
Como se poderá verificar, não existe definição de prioridade ou organização por tema, uma vez que, a depender do planejamento didático, a sugestão de ação em um tema pode ser adaptada a outro.


Sugestões de ações que podem ser desenvolvidas

  • Realizar exposição oral do material recebido na oficina do CONPET na Escola.
  • Elaborar uma apresentação sobre o uso racional de energia, com linguagem “teen” para atingir os alunos.
  • Apresentar aos alunos o tema “importância da racionalização do uso dos derivados do petróleo e do gás natural na vida cotidiana” e realizar Júri simulado, tendo o professor por mediador e os alunos, divididos em dois grupos: um para defesa e outro para acusação.
  • Listar os objetos derivados de petróleo nos lugares que o aluno costuma frequentar.
  • Monitorar as faturas de energia e água das residências dos alunos para conseguir redução dos valores.  Em geral, o professor solicita a conta do mês atual, discute com os alunos ações para reduzir o gasto e, após alguns meses, solicita que os alunos tragam a conta do mês, para comparar os resultados.  Outra possibilidade é realizar o controle nas contas da própria escola e divulgar informativos com tabelas e gráficos de consumo de energia, antes e após o Plano de Ação.
  • Pesquisar e construir uma lista dos recursos energéticos mais usados pela comunidade escolar, bem como seu consumo mensal; debater a forma como estes recursos são usados e o que fazer para economizar, além de apresentar outras fontes de energia renováveis.
  • Pesquisar quais os tipos de combustíveis mais utilizados na comunidade e discuti-los com os alunos.
  • Exibir filmes educativos mostrando os problemas ambientais causados pela excessiva exploração e consumo de recursos energéticos não renováveis.  Exemplos: DVD do CONPET, além de filmes como a História das Coisas, Ilha das Flores e a medida da pegada ecológica (este último, da WWF Brasil).
  • Dividir os alunos em grupos e solicitar que formulem alternativas para utilização racional dos derivados de petróleo; posteriormente, solicitar que apresentem os resultados ao grande grupo; propor ainda que os alunos discutam e façam conclusões sobre o tema em debate e gerem um texto, em forma de “dicas” para divulgar na comunidade escolar.
  • Propor aos alunos uma pesquisa via internet, a respeito das atividades desenvolvidas pela Petrobras, os impactos ambientais causados e as estratégias utilizadas pela empresa para amenizar e/ou minimizar esses impactos.
  • Realizar oficinas artísticas que envolvam a composição de paródias, poesias, músicas e/ou outras atividades que fixem a importância do consumo moderado dos recursos não renováveis, em especial o petróleo e o gás natural.
  • Visitar com os alunos o “site” do CONPET e do Robô ED.
  • Construir um “blog” com dicas sobre a racionalização do uso de derivados de petróleo e gás.
  • Criar comunidades na internet, na maioria das redes de relacionamento, com a finalidade de divulgar a questão energética.
  • Promover um debate sobre os conceitos de reduzir, reciclar e reutilizar.
  • Desenvolver jogos cooperativo-interativos com temas variados sobre o meio ambiente.
  • Pesquisar a classificação de consumo dos eletrodomésticos (Selos do CONPET e do PROCEL).
  • Criar regras para que os alunos possam ajudar em casa, observando coisas do dia-a-dia como, por exemplo: reduzir a chama do gás quando a panela já está fervendo; identificar chamas muito amarelas no fogão e o preto nas panelas; cozinhar sempre com a panela tapada; apagar as luzes ao sair dos cômodos e desligar os ventiladores (casa e escola); fechar as torneiras sem deixar pingando; fechar o chuveiro na hora que está ensaboando, não usar secador de cabelo todo dia etc.
  • Identificar a existência dos pólos de coleta de papa-pilhas e baterias e divulgar para a comunidade escolar.
  • Pesquisar o quê e quanto os pais e avós ou responsáveis comiam na sua infância, com produção de gráficos estatísticos e posterior análise dos rótulos de alimentos consumidos atualmente pelos alunos (essa atividade poderá trazer a estes a noção da quantidade de materiais derivados de petróleo existentes desde a produção até o consumo do alimento); pesquisar com estes, também, o que havia no passado à disposição em relação a eletrodomésticos, em comparação aos dias de hoje (o objetivo dessa atividade é verificar o documento do consumo de energia elétrica ao longo dos anos); inclui-se aqui a análise e conhecimento das etiquetas informativas de consumo.
  • Montar com sucata os cômodos da casa, relacionando cores aos aparelhos que mais consomem energia (adequado para público infantil).
  • Criar uma história coletiva, caracterizando o caminho do petróleo até o posto de gasolina; exibir vídeo “Os quatro elementos essenciais: fogo, terra, água e ar”, da Turma da Mônica (adequado para público infantil).
  • Elaborar uma história coletiva sobre o uso racional de energia, transformando-o em livro.
  • Realizar mostra de objetos que contém derivados de petróleo.
  • Utilizar garrafas “pet” nas aulas de arte.
  • Realizar oficina que resgate brincadeiras e brinquedos antigos, com o objetivo de visualizar o consumo de plásticos atualmente como, por exemplo, bonecas que antes eram feitas de algodão em relação às atuais (adequado para público infantil).
  • Coletar papéis de bala, pirulito e chicle e confeccionar mural para comemorar a chegada da primavera, sensibilizando para o consumo exagerado e quanto ao descarte inadequado de embalagens de doces e sobre o prejuízo ao meio ambiente.
  • Montar peça de teatro com temas relacionados ao consumo dos derivados do petróleo e do gás natural.
  • Criar uma rádio escola para divulgar informações sobre a questão da energia.
  • Realizar concurso de redação, paródia e gritos de guerra sobre o consumo dos derivados de petróleo e do gás natural.
  • Promover rodas de conversa entre os alunos sobre o desenvolvimento sustentável e o uso racional de energia em casa e na escola.
  • Incentivar práticas artísticas e culturais através da produção de grupos que criem e montem “gibis” sobre meio ambiente e energia.
  • Realizar uma reportagem com fotos e/ou filmes com hábitos relacionados ao consumo de energia na comunidade escolar e no entorno.
  • Realizar “Feira Cultural” ou “Feira de Ciências” temática (luz, água, lixo, plástico).
  • Desenvolver uma matriz energética da escola, município e residência de cada educando; montar gráficos comparando-os com as matrizes de diversos países e mundial de forma interdisciplinar (informática, matemática, física) apresentando estes gráficos para setores da comunidade.
  • Trazer profissionais para palestras públicas que tragam novas idéias de preservação ambiental.
  • Criar e eleger mascote para a campanha do uso racional de energia.
  • Dramatizar uma situação problema, envolvendo cenas de desperdício e consumismo.
  • Desenvolver campanha para incentivo da coleta seletiva de lixo.
  • Desenvolver oficinas de reaproveitamento do lixo seco reciclado, confeccionando papel, embalagens para uso na escola e até para comercializar.
  • Envolver os alunos em mutirões de limpeza; analisar com os alunos o lixo da escola, para observar os desperdícios.
  • Reaproveitar as sobras da merenda para a produção de adubo orgânico que será utilizado na horta escolar.
  • Adotar garrafas individuais para substituir os copos plásticos.
  • Realizar gincanas para incentivar o uso de produtos renováveis e a reciclagem.  Uma das tarefas pode ser a de apresentar um jogo informativo (boliche ecológico, dominó ecológico, baralho ecológico).
  • Confeccionar abadas, adereços e roupas com materiais recicláveis.  Realizar desfile com as roupas confeccionadas.
  • Confeccionar instrumentos musicais com “lixo” (reciclagem, reutilização) obtido na comunidade.  Criar “hap” ou paródia para ser o hino do projeto.
  • Recolher material e montar oficinas de reciclagem tais como: coletor solar, pufes, casinhas com garrafas “pet”, tapetes feitos com sacolas plásticas, sacolas com roupas velhas, cobertor para pessoas carentes com isopor etc.
  • Criar a figura/cargo do agente, vigilante e/ou delegado ambiental na escola, juntamente com o grêmio estudantil.  Desenvolver oficinas de formação destes agentes, cuja tarefa será de fiscalizar os hábitos do dia-a-dia da escola, corrigindo os erros como torneira aberta, luz desnecessariamente acesa, dentre outros.
  • Elaborar uma caixa coletora para registro dos desperdícios e eleger um representante por turma para acompanhar as mudanças de comportamento.
  • Reformar e adaptar os espaços escolares tornando-os viáveis para o uso racional de energia como, por exemplos: salas com iluminação natural, pintura, janelas, telhas transparentes e/ou telhado branco, ventiladores, fogões, geladeiras com selos classe “A” etc.
  • Promover um concurso de “Grafite”, decorando os muros/paredes da escola com o tema “Consumo consciente e sustentável”.
  • Criar minicartazes com lembretes e dicas de economia para conscientizar a comunidade escolar e do entorno.
  • Desenvolver “selos” com frases de conscientização em todo material impresso da escola (avaliações, bilhetes, cartazes, comunicados aos responsáveis etc.).
  • Implantar o dia “D” da Conscientização, estipulando um dia específico em que os alunos participarão de ações concretas quanto à racionalização do consumo.  São exemplos: dia “D” dos produtos não industrializados; dia “D” da não utilização da sacola plástica; dia “D” da redução e reutilização do papel.
  • Realizar o dia “D” do impacto na escola – água, luz e lixo – deixar a escola sem a limpeza das salas, por um dia, após cada turno; deixar a escola sem água e/ou sem luz por um tempo determinado durante o dia; solicitar que os alunos façam debates e relatórios sobre como foi a experiência.
  • Realizar sábados ecológicos na escola com diversas ações, tais como: palestras sobre o desenvolvimento sustentável e responsabilidade social, exibição de vídeos educativos, oficinas para confeccionar brinquedos feitos com material reciclado, trilha ecológica, oficinas de alimentação saudável, distribuição de mudas e sementes, levantamento estatístico do consumo, contar histórias etc.
  • Instalar floreiras com temperos e chás.
  • Construir canteiro para compostagem de resíduos orgânicos.
  • Construir minhocário.
  • Trabalhar com os alunos a importância de plantar árvores através de debates, bem como, realizar o plantio e experimentação de frutos/hortaliças e legumes produzidos na região.


Eventos com e para a Comunidade

  • Solicitar que os alunos pesquisem derivados do petróleo e suas respectivas utilizações, identificando os que fazem parte do seu cotidiano; organizar uma mesa de debates com a participação de alunos (multiplicadores), a comunidade escolar (alunos, professores e funcionários) e do entorno (pais, grupos de jovens, associações, ONGs etc.) para divulgar as informações, recolher outras e apresentar sugestões que incentivem à moderação no uso dos derivados do petróleo.
  • Promover, com os alunos, minicursos para trabalhadores de locais poluentes (garis, catadores de cana, lixo hospitalar etc.).
  • Realizar passeata pelas ruas da comunidade, distribuindo panfletos, como parte de campanha de mobilização contra o desperdício de energia e/ou visitar as casas próximas da escola.
  • Promover caminhada ecológica com os alunos, recolhendo lixo para montagem de painel expositivo.
  • Realizar passeio ciclístico com panfletagem “bike doors”, cartazes, fortalecendo a idéia do uso dos transportes alternativos.
  • Promover com os alunos ações de busca e separação do lixo nos arredores da escola, juntamente com membros da comunidade.
  • Organizar equipes para limpeza das margens dos rios e incentivar o plantio de árvores.
  • Divulgar na comunidade, através dos alunos, a importância em se utilizar fontes renováveis de energia como a solar, hidráulica, biomassa etc.
  • Promover encontros para capacitação de professores e demais funcionários da comunidade escolar nas questões de uso racional de energia.
  • Estabelecer parcerias que dêem suporte ao plano de ação dos professores (cooperativas, Secretarias do Meio Ambiente, universidades, empresas ONGs, palestrantes etc.), na realização de palestras, oficinas, campanhas etc.
  • Realizar campanha para racionalizar o uso do carro, através de caronas, respeitando limites de velocidade ou instituir o dia da carona solidária.
  • Incentivar a construção de cisterna em locais públicos, incluindo as escolas, para captar a água da chuva.
  • Pesquisar com os alunos qual o caminho da água até chegar à residência.
  • Realizar campanha para que, em se consumindo refrigerante ou demais bebidas, o seja através de garrafa de vidro.
  • Criar oficina para os pais e comunidade escolar que os ensine a reciclar o óleo usado, confeccionar sabão e comercializar o produto, estimulando a geração de emprego e renda; reciclar o óleo de cozinha através de coleta do produto na escola, estabelecendo parceria com empresas para a produção de biodiesel.
  • Confeccionar chaveiros com material reciclável, com dicas ecológicas para motoristas.

Visitas monitoradas de alunos

  • Visitar espaços públicos e/ou empresas para coletar informações, preenchendo questionários, realizando observações espontâneas e/ou entrevistas.  São sugestões de visitas: lixões, aterros sanitários, ilhas, projetos de irrigação, locais para coleta seletiva, indústrias de biodiesel, refinarias, estações de tratamento de água e de saneamento, concessionárias de luz, barragens etc.




Poesia feita em um tempo de aprendizado...Muito especial...

Escola Venturosa

Elisabete G. Damasceno Aquino.

Ventura é satisfação, felicidade
Não sabia que podia existir
um lugar tão frutífero
Ainda mais nesta cidade.

Aqui tudo que é semeado
Nasce, cresce e dá fruto
Quem é plantado neste solo
Floresce e não se esquece.

É impossível esquecer a doçura das crianças
Com suas cartas e lembranças
o afeto das pessoas e até o cuidado na natureza
com seu encanto e beleza.

Por mais que sejam grandes os obstáculos
Pra quem olha além do umbigo
A paz e o amor sentidos são infinitos,
São maiores e ficam no coração.

Tudo de bom não fica esquecido
É guardado de toda traça e perigo
no baú  que é a memória,

E um dia quem sabe  pode virar história.