Medite na Palavra de Deus

sábado, 5 de janeiro de 2013


Fazendo um balanço


“Lembrai-vos e não esqueçais de que muito provocastes à ira o Senhor, vosso Deus, no deserto; desde o dia em que saístes do Egito até que chegastes a este lugar, rebeldes fostes contra o Senhor.” - Dt 9.7

O povo de Israel constantemente era advertido a que se lembrasse de duas coisas: A primeira era quanto tudo o que Deus lhe fizera, agindo milagrosamente livrando-o da fome, da morte, do inimigo, etc A segunda era para que lembrassem da sua atitude ingrata e rebelde, valorizando muito pouco as misericórdias de Deus que foram sempre abundantes para ele.

Com essa atitude o povo estava provocando à ira o Senhor e indo contra Ele. O ano é uma jornada de 365 dias onde o Senhor, nem um segundo sequer deixa de olhar para nós e suprir tudo aquilo que precisávamos. Não podemos avaliar na sua totalidade o que o Senhor fez por nós, pois muitos dos seus livramentos nós não vimos. Pode ter acontecido um livramento na estrada durante uma viagem  quando Ele provocou uma situação para que atrasássemos, Ele pode Ter afugentado ladrões durante o nosso sono, Ele pode ter eliminando um coágulo na nossa corrente sangüínea que poderia ser fatal. Enfim, nos 365 dias do ano com suas 8.760 horas, 525.600 minutos e 31.536.000 segundos, o Eterno Deus jamais se esqueceu de nós.

E nós? Se Deus nos deu 100% do seu tempo cuidando de nós, quanto demos para Ele?
Quanto tempo gastamos em oração?
Quanto tempo gastamos evangelizando?
Quanto tempo estudando a Sua Palavra?
Quanto usamos nosso carro, nossa casa em algum trabalho do Senhor?
Quanto investimos nos ministérios da igreja?
Quanto investimos em Missões?
Quanto investimos na ajuda aos necessitados?
Como você lembra os 365 dias passados de 2012?

É uma lembrança tranqüila que deixou o Deus Eterno feliz ou foi um ano de provocação à ira o Senhor com uma vida cristã apática e quase que totalmente descompromissada com a igreja? Não nos esqueçamos das palavras do salmista que diz:

Senhor, tu me sondas e me conheces. Sabes quando me assento e quando me levanto; de longe penetras os meus pensamentos. Esquadrinhas o meu andar e o meu deitar e conheces todos os meus caminhos”. Sl 139.1-3.

Acho que deu para perceber que não adianta desculpas infundadas. Temos é que assumir que, se não fomos fiéis a Deus em 2012, confessemos isso a Ele e entremos em 2013 não como rebeldes, mas como servos, soldados obedientes ao nosso grande General.         

Pr. Mendes