Medite na Palavra de Deus

sábado, 15 de maio de 2010

REFLETINDO "." SER MÃE "."

ANTES DE SER MÃE

Antes de ser mãe, eu fazia e comia refeições quentes.
Eu usava roupas sem manchas.
Eu tinha calmas conversas ao telefone.

Antes de ser mãe, eu dormia tão tarde quanto eu quisesse e nunca me preocupava com que horas iria para a cama.
Eu escovava meus cabelos e tomava banho sem pressa.

Antes de ser mãe, minha casa estava limpa todos os dias.
Eu nunca tropeçava em brinquedos, ou pensava em canções de ninar.

Antes de ser mãe, eu não me preocupava se minhas plantas eram venenosas.
Eu nem sabia que existiam protetores de tomada...

Antes de ser mãe, ninguém nunca tinha vomitado ou cuspido em mim.
Eu nunca tinha sido mordida nem beliscada por dedos minúsculos.
Ninguém nunca tinha me molhado.

Antes de ser mãe, eu tinha controle da minha mente, dos meus pensamentos, do meu corpo e do meu tempo.
Eu dormia a noite toda!!!

Antes de ser mãe, eu nunca tinha segurado uma criança chorando para que pudessem fazer exames ou aplicar vacinas.
Eu nunca havia experimentado a maravilhosa sensação de amamentar e saciar um bebê faminto.
Eu nunca tinha olhado em olhos marejados e chorado.
Eu nunca tinha ficado tão gloriosamente feliz por causa de um simples sorriso.
Eu nunca tinha sentado tarde da noite só para admirar um bebê dormindo.
Eu nunca tinha segurado um bebê dormindo só porque eu não queria deixá-lo.
Eu nunca havia sentido meu coração se quebrar em um milhão de pedaços porque eu não pude parar uma dor.
Eu nunca imaginaria que algo tão pequeno pudesse afetar tanto minha vida.
Eu nunca soube que eu amaria ser mãe.

Antes de ser mãe, eu não conhecia a sensação de ter meu coração fora de meu corpo.
Eu não conhecia a força do amor entre uma mãe e seu filho.

Antes de ser mãe, eu não conhecia
o CALOR,
a ALEGRIA,
o AMOR,
a PREOCUPAÇÃO,
a PLENITUDE,
a SATISFAÇÃO DE SER MÃE.

Eu não sabia que era capaz de sentir tudo isso com tanta intensidade

ANTES DE SER MÃE.

sexta-feira, 14 de maio de 2010

A Filosofia / Grécia Antiga

A filosofia da Grécia Antiga teve como foco o papel da razão e da indagação. Muitos filósofos nos dias de hoje admitem que a filosofia grega foi responsável pela formação do pensamento ocidental desde o seu início; o matemático e filósofo Alfred North Whitehead afirmou que "a filosofia ocidental é apenas uma série de notas de rodapé à [obra de] Platão."[1] Há uma linha clara em contínua de pensamento que se estende dos filósofos gregos e helenista, passando pelos filósofos islâmicos medievais e do Renascimento europeu e do Iluminismo.

Fonte> http://pt.wikipedia.org/wiki/Filosofia_da_Gr%C3%A9cia_Antiga

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Saber Mítico X Saber Filosófico


O saber mítico é baseado na intuição, deriva do entendimento de que existem modelos naturais e sobrenaturais dos quais brota o sentido de tudo o que existe. É um tipo de saber que ajuda o ser humano a "explicar" o mundo por meio de representações que não são logicamente raciocinadas, nem resultantes de experimentações científicas.
O saber mítico é "expresso por meio de linguagem simbólica e imaginária" (CYRINO & PENHA, 1992, p. 14). Assim, ainda que o saber mítico crie representações para atribuir um sentido às coisas, ele ainda se baseia na crença de que seres fantásticos e suas histórias sobrenaturais é que são os responsáveis pela razão de ser do existente.




O saber filosófico é racional. Baseia-se na especulação em torno do real, tendo como objeto a busca da verdade. Por isso, diz-se que é uma atitude. Ele é sistemático, mas não experimental. Vai à raiz das coisas e é produzido segundo o rigor lógico que a razão exige de um conhecimento que se quer buscando a verdade do existente.
Nessa investigação, o saber filosófico visa aos "porquês" de tudo o que existe. É ativo, pois coloca o humano à procura de respostas para as inúmeras perguntas que ele próprio pode formular. Exemplos: Quem é o homem? De onde ele veio? Para onde ele vai? Qual é o valor da vida humana? O que é o tempo? O que é o sentido da vida?

Fonte>http://www.webartigos.com/articles/2682/1/Introducao-a-Filosofia/pagina1.html

Outros Campos de Reflexão Filosófica


Teoria do conhecimento - Volta-se para relação entre o pensamento e as coisas, a consciencia (interior) e a realidade (exterior), o entendimento e a realidade, em suma o sujeito e o objeto do conhecimento. A teoria do conhecimento apresenta-se como uma discipplina central da Filosofia.


Fiosofia Política - Estudo sobre a natureza do poder e da autoridade; ideia de direito, lei, justiça, dominações, violência, formas de regimes políticos e suas fundamentações, nascimento e formas do Estado, ideias autoritárias, conservadoras, revolucionárias e libertárias, teorias da revolução e da reforma, análise e crítica das ideologias.


Epistemologia - análise crítica das ciências, tanto as ciências exatas ou matemáticas quanto as naturais e as humanas, avaliação dos métodos e dos resultados das ciências, compatibilidades e incompatibilidades entre as ciências, formas de relações entre as ciências.


Estética - estudo das formas de arte, do trabalho artístico, idéia de obra de arte e de criação, relação entre matéria e forma nas artes; relação entre arte e sociedade, arte e política arte e ética.


Estes são os principais campos próprios em que a reflexão filosófica se desenvolve.

A Filosofia e a ética

A Filosofia estuda os diversos campos da ética que se apresenta como estudo dos valores morais ( as virtudes) da relação entre vontade e paixão, vontade e razão, finalidade e valores da ação moral, idéias de liberdade, responsabilidade, dever, obrigações.

quarta-feira, 12 de maio de 2010

FILOSOFIA E SUAS ESFERAS


Filosofia como disciplina geral, como propedêutica das diversas questões educativas: ética, teoria do conhecimento, epistemologia, estética, filosofia política.
O termo Filosofia em seu significado esclarece seu papel diante das diversas questões educativas. Em sua raiz etimológica, a palavra Filosofia em vez de ser um saber e o amor ao proprio saber, a curiosidade sobre a origem e a finalidade das coisas. E a necessidade de pensar sobre a distinção entre o bem e o mal (etica), sobre o belo e o feio (estetica). E a preocupação com a capacidade que o homem tem de conhecer ( teoria do conhecimento), e sobre as formas de adquirir e expandir seus conhecimentos sobre todas as coisas ( epistemologia, filosofia politica). A Filosofia e o de senvolvimento de uma visão critica sobre o mundo e sobre os proprios homens.
Fonte> Morente, Garcia- Fundamentos de Filosofia - Lições Preliminares - Chaui, Marilena - Convite a Filosofia.