Medite na Palavra de Deus

sexta-feira, 19 de julho de 2013

Projeto

I.      PROJETO PARA TODO ANO LETIVO


TEMA:
EDUCAÇÃO EM NOME DA ORDEM E DO PROGRESSO.
A EDUCAÇÃO DE SÃO FIDÉLIS EM BOAS MÃOS.

JUSTIFICATIVA:

         A escola durante o ano letivo realiza atividades como resposta aos anseios da comunidade em que vive, com seus conflitos internos e individuais que refletem na família e na sociedade. Para auxiliar a escola no entendimento dos conflitos da vida e da sociedade, o projeto usa de argumentos  da  antropologia do educador Paulo Freire como:  -  Inacabamento, Inconclusão do humano; - Historicidade: se constrói na história, que é aberta;  -  Capaz de humanização e desumanização; -  Permanentemente provocado para ser mais; - Dialogicidade. Valorizando a  prática de Paulo Freire  o projeto proposto traz a possibilidade de organizar as atividades e aspectos de identidade da unidade escolar em um Portfólio dinâmico e autentico , para que as ações da escola não fiquem no esquecimento .

OBJETIVOS:

         A partir das ponderações de Paulo Freire, os componentes da escola refletirão sobre sua condição de autores de suas histórias, fundadas na autonomia, na amorosidade e esperança.

         Utilizar dos pressupostos de Paulo Freire para superar os mecanismos de opressão, de exclusão, de preconceito, dentre outros,  que impedem a vocação de ser mais dos seres humanos: a humanização.

          A escola, inserida em um projeto educativo “Freiriano”, poderá constituir e ser constituída por meio da subjetividade de seus sujeitos. Anunciadores da construção da paz e da possibilidade de transformação da educação e do mundo.


CULMINÂNCIAS: EVENTOS DA ESCOLA.


PRODUTO FINAL: PORTFOLIO DA ESCOLA.


AVALIAÇÃO: CONTINUADA E PROGRESSIVA.