Medite na Palavra de Deus

sexta-feira, 19 de julho de 2013

Projetos Pedagógicos 

Interdisciplinares



IMPLEMENTAÇÃO DE PROJETOS  E ACOMPANHAMENTO

PÚBLICO ALVO: ENSINO FUNDAMENTAL.           

CONTEÚDOS: INTEGRAÇÃO COM OS CONTEÚDOS DO PLANEJAMENTO DE CADA ANO DE ESCOLARIDADE E DISCIPLINA.

PRODUTO FINAL: MANUAL - SEMINÁRIOS – PESQUISA DE CAMPO –ENTREVISTAS – PRODUÇÃO TEXTUAL –TEATRO – MÚSICA – POESIA – VISITAS – OFICINAS PEDAGÓGICAS – EXPOSIÇÕES – CAMPANHAS – JOGOS – RODA DE LEITURA – CONTOS – PRODUÇÃO COLETIVA – FEIRA DE CIENCIAS – FEIRA PEDAGÓGICA - ÁLBUM SERIADO – JORNAL – FOTO NOVELA – MAQUETES – ACRÓSTICOS -.

CULMINANCIAS: À CRITÉRIO DA ESCOLA.


A SEMED/SF apresenta sugestões para uma melhor organização do trabalho educativo por meio de projetos. A proposta de trabalho com Projetos Pedagógicos, tem sido uma realidade na Educação de nosso Município. No ano de 2012 temos procurado acompanhar mais de perto a produção e execução destes projetos. Através da metodologia de projetos, os estudantes estarão envolvidos com aprendizagem significativa de uma forma direta e serão incentivados a:

ü      Participar de atividades com objetivos concretos, ampliar campos de interesses.
ü       Concretizar tarefas produtivas, desenvolver a compreensão por meio da experiência e o pensamento reflexivo.
ü      Desenvolver a iniciativa e a responsabilidade, estimular a perseverança na realização das tarefas, valorizar o trabalho cooperativo.

Inicia-se o trabalho para a valorização dos projetos pedagógicos no fazer educativo municipal, com a sugestão  de um projeto único para todo ano letivo e toda a Escola, que utilizará o Tema dado pela SEMED em 2012: “Educação em nome da Ordem e do Progresso. A educação de São Fidelis em boas mãos.”
Os projetos devem ser complementados e adaptados por cada Unidade Escolar. Sugerimos alguns projetos para turmas diferenciadas da escola, estes projetos terão o produto final e as culminâncias escolhidas pela unidade escolar e apresentadas a coordenadoria de Educação da SEMED/SF.  Alterações em todos os projetos sugeridos, são necessárias para representar a realidade específica de cada unidade escolar. No entanto foi dado o primeiro passo para auxiliar os professores no trabalho educativo,  avançaremos utilizando diferentes estratégias de ensino contextualizado. Neste sentido para resolver qualquer dúvida ou esclarecimento sobre o assunto: Projetos, estaremos à disposição por email:elisabetegda@yahoo.com.br e todas as terças-feiras e sextas-feiras na SEMED/SF.

PROJETOS INTERDISCIPLINARES

       I.            PROJETO - EDUCAÇÃO EM NOME DA ORDEM E DO PROGRESSO.
       A EDUCAÇÃO   DE SÃO FIDÉLIS EM BOAS MÃOS.

    II.            PROJETO – SAÚDE

 III.            PROJETO - MEIO AMBIENTE

 IV.            PROJETO - CULTURA

    V.            PROJETO - MÚSICA

 VI.            PROJETO - ESCREVER E LER

VII.            PROJETO - LEITURA E INTERPRETAÇÃO

VIII.            PROJETO - IDENTIDADE

“Não é no silêncio que os homens se fazem,
mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão.”