Medite na Palavra de Deus

sexta-feira, 19 de julho de 2013

Qualquer dúvida estarei aguardando:

Dia do Folclore

Sugestão de atividades direcionadas:
A criança produzindo cultura

Ampliando o olhar
Folclore é uma palavra de origem inglesa que significa "o saber de um povo", abarcando diversas manifestações da cultura popular, influenciadas pelo contexto de produção, em constante mudança. Hoje o conceito de tradição é dinâmico, não está relacionado ao passado, mas ao que permanece vivo nos dias atuais, ao que se mantêm e é contemporâneo.
As crianças chegam á escola, carregadas de elementos culturais do seu cotidiano. Essa "cultura caseira" é a parte do folclore brasileiro e as crianças só podem compreender a riqueza e a diversidade do conjunto desses costumes se sentirem integradas a eles. Para legitimar essas representações culturais, é importante incluir aspectos da cultura brasileira e suas manifestações regionais no currículo, ao longo do ano letivo. A escola precisa se abrir para o que se aprende fora da escola.
Ao discutir e trocar entre si culturas percebidas em casa, na rua, na escola e no bairro, os alunos estão também produzindo cultura. Para além dos mitos e lendas descontextualizados, o aluno precisa vivenciar um processo de apropriação cultural coerente, palpável, o que ele toca - o que lhe toca. Assim ele se reconhece participante de um grupo social, cidadão do mundo. Quais são as tradições dos alunos da sua sala? E da escola?

Tarefas direcionadas:
- Sondagem, junto aos estudantes, da cultura popular encontrada na escola como por exemplo, brincadeiras (queimada, amarelinha etc.). Elaborar desenhos para exposição coletiva da escola.
- Pesquisa sobre os hábitos familiares: as cantigas de ninar, as histórias que ouviram da mãe e da avó e as comemorações folclóricas.Elaborar um caderno de registro coletivo para apresentar na exposição.
- Coleta de frases encontradas nos para-choques de caminhões, nas placas para não se vender fiado e agradecer a preferencia, ditados populares, provérbios e epitáfios nos túmulos.
- Verifique se no bairro da escola há grupos de teatro, musica e dança. Convide-os para uma conversa e uma oficina com os alunos ou talvez uma apresentação durante a exposição.

Mais dicas e sugestões:
_ portal do professor com espaço de aula e outors links - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/index.html
- carta do folclore brasileiro - http://www.fundaj.gov.br/geral/folclore/carta.pdf


Bom trabalho.