Medite na Palavra de Deus

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

PNAIC


segunda-feira, 23 de setembro de 2013



EMPRÉSTIMO DE LIVROS
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quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Sintese das atividades Pedagógicas



Como orientadora Pedagógica da Escola o trabalho realizado é de acompanhamento direto das atividades dos professores em sala de aula e eventos adicionais realizados pela escola. Análise dos cadernos de planejamento e dos cadernos de alguns alunos em visitas periódicas a escola. Participação nos Conselhos de Classe da escola que ocorrem quatro vezes ao ano com a observância dos relatos e documentos preenchidos pelos professores e direção presentes no conselho que é registrado em Livro de Atas da Escola.

Na reunião do Conselho de Classe são abordados os seguintes assuntos acompanhados pela Orientação Pedagógica:
  • Dificuldades dos alunos; nome dos alunos que estão com dificuldades e especificar a dificuldade;
  • Avanços: Os alunos que melhoraram, considerando a realidade do aluno e o período;
  • Destaques da turma: Quais  alunos estão bem, lendo, interpretando e desenvolvendo progressivamente a aprendizagem;
  • Quais são as estratégias usadas para resgatar os alunos com dificuldade e fazer com que todos avancem;
  • Relatos do Cotidiano escolar;
  • Projetos realizados e que serão elaborados.
Documentos  observados  no dia do Conselho de Classe:
  • O diário;
  • Fichas individuais dos alunos;
  • Relatório geral da turma;

As realizações da escola no que diz respeito à utilização dos materiais recebidos da administração do Município são acompanhadas e atendidos os pedidos para manutenção do bom andamento escolar de acordo com a possibilidade da administração Municipal. Correção e acompanhamento do preenchimento das fichas individuais dos alunos e analise dos procedimentos dos professores na escola durante o período letivo.

sexta-feira, 19 de julho de 2013

Projeto

I.      PROJETO PARA TODO ANO LETIVO


TEMA:
EDUCAÇÃO EM NOME DA ORDEM E DO PROGRESSO.
A EDUCAÇÃO DE SÃO FIDÉLIS EM BOAS MÃOS.

JUSTIFICATIVA:

         A escola durante o ano letivo realiza atividades como resposta aos anseios da comunidade em que vive, com seus conflitos internos e individuais que refletem na família e na sociedade. Para auxiliar a escola no entendimento dos conflitos da vida e da sociedade, o projeto usa de argumentos  da  antropologia do educador Paulo Freire como:  -  Inacabamento, Inconclusão do humano; - Historicidade: se constrói na história, que é aberta;  -  Capaz de humanização e desumanização; -  Permanentemente provocado para ser mais; - Dialogicidade. Valorizando a  prática de Paulo Freire  o projeto proposto traz a possibilidade de organizar as atividades e aspectos de identidade da unidade escolar em um Portfólio dinâmico e autentico , para que as ações da escola não fiquem no esquecimento .

OBJETIVOS:

         A partir das ponderações de Paulo Freire, os componentes da escola refletirão sobre sua condição de autores de suas histórias, fundadas na autonomia, na amorosidade e esperança.

         Utilizar dos pressupostos de Paulo Freire para superar os mecanismos de opressão, de exclusão, de preconceito, dentre outros,  que impedem a vocação de ser mais dos seres humanos: a humanização.

          A escola, inserida em um projeto educativo “Freiriano”, poderá constituir e ser constituída por meio da subjetividade de seus sujeitos. Anunciadores da construção da paz e da possibilidade de transformação da educação e do mundo.


CULMINÂNCIAS: EVENTOS DA ESCOLA.


PRODUTO FINAL: PORTFOLIO DA ESCOLA.


AVALIAÇÃO: CONTINUADA E PROGRESSIVA.



Projetos Pedagógicos 

Interdisciplinares



IMPLEMENTAÇÃO DE PROJETOS  E ACOMPANHAMENTO

PÚBLICO ALVO: ENSINO FUNDAMENTAL.           

CONTEÚDOS: INTEGRAÇÃO COM OS CONTEÚDOS DO PLANEJAMENTO DE CADA ANO DE ESCOLARIDADE E DISCIPLINA.

PRODUTO FINAL: MANUAL - SEMINÁRIOS – PESQUISA DE CAMPO –ENTREVISTAS – PRODUÇÃO TEXTUAL –TEATRO – MÚSICA – POESIA – VISITAS – OFICINAS PEDAGÓGICAS – EXPOSIÇÕES – CAMPANHAS – JOGOS – RODA DE LEITURA – CONTOS – PRODUÇÃO COLETIVA – FEIRA DE CIENCIAS – FEIRA PEDAGÓGICA - ÁLBUM SERIADO – JORNAL – FOTO NOVELA – MAQUETES – ACRÓSTICOS -.

CULMINANCIAS: À CRITÉRIO DA ESCOLA.


A SEMED/SF apresenta sugestões para uma melhor organização do trabalho educativo por meio de projetos. A proposta de trabalho com Projetos Pedagógicos, tem sido uma realidade na Educação de nosso Município. No ano de 2012 temos procurado acompanhar mais de perto a produção e execução destes projetos. Através da metodologia de projetos, os estudantes estarão envolvidos com aprendizagem significativa de uma forma direta e serão incentivados a:

ü      Participar de atividades com objetivos concretos, ampliar campos de interesses.
ü       Concretizar tarefas produtivas, desenvolver a compreensão por meio da experiência e o pensamento reflexivo.
ü      Desenvolver a iniciativa e a responsabilidade, estimular a perseverança na realização das tarefas, valorizar o trabalho cooperativo.

Inicia-se o trabalho para a valorização dos projetos pedagógicos no fazer educativo municipal, com a sugestão  de um projeto único para todo ano letivo e toda a Escola, que utilizará o Tema dado pela SEMED em 2012: “Educação em nome da Ordem e do Progresso. A educação de São Fidelis em boas mãos.”
Os projetos devem ser complementados e adaptados por cada Unidade Escolar. Sugerimos alguns projetos para turmas diferenciadas da escola, estes projetos terão o produto final e as culminâncias escolhidas pela unidade escolar e apresentadas a coordenadoria de Educação da SEMED/SF.  Alterações em todos os projetos sugeridos, são necessárias para representar a realidade específica de cada unidade escolar. No entanto foi dado o primeiro passo para auxiliar os professores no trabalho educativo,  avançaremos utilizando diferentes estratégias de ensino contextualizado. Neste sentido para resolver qualquer dúvida ou esclarecimento sobre o assunto: Projetos, estaremos à disposição por email:elisabetegda@yahoo.com.br e todas as terças-feiras e sextas-feiras na SEMED/SF.

PROJETOS INTERDISCIPLINARES

       I.            PROJETO - EDUCAÇÃO EM NOME DA ORDEM E DO PROGRESSO.
       A EDUCAÇÃO   DE SÃO FIDÉLIS EM BOAS MÃOS.

    II.            PROJETO – SAÚDE

 III.            PROJETO - MEIO AMBIENTE

 IV.            PROJETO - CULTURA

    V.            PROJETO - MÚSICA

 VI.            PROJETO - ESCREVER E LER

VII.            PROJETO - LEITURA E INTERPRETAÇÃO

VIII.            PROJETO - IDENTIDADE

“Não é no silêncio que os homens se fazem,
mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão.”  

Qualquer dúvida estarei aguardando:

Dia do Folclore

Sugestão de atividades direcionadas:
A criança produzindo cultura

Ampliando o olhar
Folclore é uma palavra de origem inglesa que significa "o saber de um povo", abarcando diversas manifestações da cultura popular, influenciadas pelo contexto de produção, em constante mudança. Hoje o conceito de tradição é dinâmico, não está relacionado ao passado, mas ao que permanece vivo nos dias atuais, ao que se mantêm e é contemporâneo.
As crianças chegam á escola, carregadas de elementos culturais do seu cotidiano. Essa "cultura caseira" é a parte do folclore brasileiro e as crianças só podem compreender a riqueza e a diversidade do conjunto desses costumes se sentirem integradas a eles. Para legitimar essas representações culturais, é importante incluir aspectos da cultura brasileira e suas manifestações regionais no currículo, ao longo do ano letivo. A escola precisa se abrir para o que se aprende fora da escola.
Ao discutir e trocar entre si culturas percebidas em casa, na rua, na escola e no bairro, os alunos estão também produzindo cultura. Para além dos mitos e lendas descontextualizados, o aluno precisa vivenciar um processo de apropriação cultural coerente, palpável, o que ele toca - o que lhe toca. Assim ele se reconhece participante de um grupo social, cidadão do mundo. Quais são as tradições dos alunos da sua sala? E da escola?

Tarefas direcionadas:
- Sondagem, junto aos estudantes, da cultura popular encontrada na escola como por exemplo, brincadeiras (queimada, amarelinha etc.). Elaborar desenhos para exposição coletiva da escola.
- Pesquisa sobre os hábitos familiares: as cantigas de ninar, as histórias que ouviram da mãe e da avó e as comemorações folclóricas.Elaborar um caderno de registro coletivo para apresentar na exposição.
- Coleta de frases encontradas nos para-choques de caminhões, nas placas para não se vender fiado e agradecer a preferencia, ditados populares, provérbios e epitáfios nos túmulos.
- Verifique se no bairro da escola há grupos de teatro, musica e dança. Convide-os para uma conversa e uma oficina com os alunos ou talvez uma apresentação durante a exposição.

Mais dicas e sugestões:
_ portal do professor com espaço de aula e outors links - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/index.html
- carta do folclore brasileiro - http://www.fundaj.gov.br/geral/folclore/carta.pdf


Bom trabalho.

Pauta

PAUTA – CONSELHO DE CLASSE


ü                                                                                                                              jmmaegda@zipmail.com.br   

      MENSAGEM

ü    RELACIONAMENTO


ü    RELATOS DAS TURMAS

ü    APOIO PEDAGÓGICO

ü    CAED – ENCAMINHAMENTOS/ DIAGNÓSTICO

ü    PALAVRA DOS PROFESSORES

ü    ENCERRAMENTO


ü        DINAMICA