Relatos,fotos, ideias e reflexões sobre a VIDA COM JESUS E A EDUCAÇÃO; "Eu creio em Jesus como meu Senhor e Salvador"
Medite na Palavra de Deus
quinta-feira, 21 de novembro de 2013
segunda-feira, 23 de setembro de 2013
EMPRÉSTIMO DE LIVROS
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quarta-feira, 11 de setembro de 2013
Sintese das atividades Pedagógicas
Como orientadora Pedagógica da Escola o trabalho realizado é de acompanhamento direto das atividades dos professores em sala de aula e eventos adicionais realizados pela escola. Análise dos cadernos de planejamento e dos cadernos de alguns alunos em visitas periódicas a escola. Participação nos Conselhos de Classe da escola que ocorrem quatro vezes ao ano com a observância dos relatos e documentos preenchidos pelos professores e direção presentes no conselho que é registrado em Livro de Atas da Escola.
Na reunião
do Conselho de Classe são abordados os seguintes assuntos acompanhados pela
Orientação Pedagógica:
- Dificuldades dos alunos; nome dos alunos que estão com dificuldades e especificar a dificuldade;
- Avanços: Os alunos que melhoraram, considerando a realidade do aluno e o período;
- Destaques da turma: Quais alunos estão bem, lendo, interpretando e desenvolvendo progressivamente a aprendizagem;
- Quais são as estratégias usadas para resgatar os alunos com dificuldade e fazer com que todos avancem;
- Relatos do Cotidiano escolar;
- Projetos realizados e que serão elaborados.
Documentos
observados no dia do Conselho de Classe:
- O diário;
- Fichas individuais dos alunos;
- Relatório geral da turma;
As realizações da escola no que diz respeito à utilização dos materiais recebidos da administração do Município são acompanhadas e atendidos os pedidos para manutenção do bom andamento escolar de acordo com a possibilidade da administração Municipal. Correção e acompanhamento do preenchimento das fichas individuais dos alunos e analise dos procedimentos dos professores na escola durante o período letivo.
sexta-feira, 19 de julho de 2013
Projeto
I. PROJETO PARA TODO ANO LETIVO
TEMA:
EDUCAÇÃO EM NOME DA ORDEM E DO PROGRESSO.
A EDUCAÇÃO DE SÃO FIDÉLIS EM BOAS MÃOS.
A EDUCAÇÃO DE SÃO FIDÉLIS EM BOAS MÃOS.
JUSTIFICATIVA:
A escola durante o ano letivo realiza atividades como resposta aos anseios da comunidade em que vive, com seus conflitos internos e individuais que refletem na família e na sociedade. Para auxiliar a escola no entendimento dos conflitos da vida e da sociedade, o projeto usa de argumentos da antropologia do educador Paulo Freire como: - Inacabamento, Inconclusão do humano; - Historicidade: se constrói na história, que é aberta; - Capaz de humanização e desumanização; - Permanentemente provocado para ser mais; - Dialogicidade. Valorizando a prática de Paulo Freire o projeto proposto traz a possibilidade de organizar as atividades e aspectos de identidade da unidade escolar em um Portfólio dinâmico e autentico , para que as ações da escola não fiquem no esquecimento .
OBJETIVOS:
•
A partir das ponderações de Paulo Freire, os componentes da escola
refletirão sobre sua condição de autores de suas histórias, fundadas na
autonomia, na amorosidade e esperança.
•
Utilizar dos pressupostos de Paulo Freire para superar os mecanismos de
opressão, de exclusão, de preconceito, dentre outros, que impedem a vocação de ser mais dos
seres humanos: a humanização.
•
A escola, inserida em um projeto
educativo “Freiriano”, poderá constituir e ser constituída por meio da
subjetividade de seus sujeitos. Anunciadores da construção da paz e da possibilidade
de transformação da educação e do mundo.
CULMINÂNCIAS:
EVENTOS DA ESCOLA.
PRODUTO
FINAL: PORTFOLIO
DA ESCOLA.
AVALIAÇÃO:
CONTINUADA E PROGRESSIVA.
IMPLEMENTAÇÃO
DE PROJETOS E ACOMPANHAMENTO
PÚBLICO ALVO: ENSINO FUNDAMENTAL.
CONTEÚDOS: INTEGRAÇÃO COM OS CONTEÚDOS DO
PLANEJAMENTO DE CADA ANO DE ESCOLARIDADE E DISCIPLINA.
PRODUTO FINAL: MANUAL - SEMINÁRIOS – PESQUISA DE
CAMPO –ENTREVISTAS – PRODUÇÃO TEXTUAL –TEATRO – MÚSICA – POESIA – VISITAS –
OFICINAS PEDAGÓGICAS – EXPOSIÇÕES – CAMPANHAS – JOGOS – RODA DE LEITURA –
CONTOS – PRODUÇÃO COLETIVA – FEIRA DE CIENCIAS – FEIRA PEDAGÓGICA - ÁLBUM
SERIADO – JORNAL – FOTO NOVELA – MAQUETES – ACRÓSTICOS -.
CULMINANCIAS: À CRITÉRIO DA ESCOLA.
A SEMED/SF apresenta sugestões para uma melhor organização
do trabalho educativo por meio de projetos. A proposta de trabalho com Projetos
Pedagógicos, tem sido uma realidade na Educação de nosso Município. No ano de
2012 temos procurado acompanhar mais de perto a produção e execução destes
projetos. Através da metodologia de projetos, os estudantes estarão envolvidos
com aprendizagem significativa de uma forma direta e serão incentivados a:
ü
Participar de atividades com objetivos
concretos, ampliar campos de interesses.
ü
Concretizar tarefas produtivas, desenvolver a
compreensão por meio da experiência e o pensamento reflexivo.
ü
Desenvolver a iniciativa e a
responsabilidade, estimular a perseverança na realização das tarefas, valorizar
o trabalho cooperativo.
Inicia-se o trabalho para a valorização
dos projetos pedagógicos no fazer educativo municipal, com a sugestão de um projeto único para todo ano letivo e
toda a Escola, que utilizará o Tema dado pela SEMED em 2012: “Educação
em nome da Ordem e do Progresso. A educação de São Fidelis em boas mãos.”
Os projetos devem ser complementados e
adaptados por cada Unidade Escolar. Sugerimos alguns projetos para turmas diferenciadas
da escola, estes projetos terão o produto final e as culminâncias escolhidas
pela unidade escolar e apresentadas a coordenadoria de Educação da
SEMED/SF. Alterações em todos os
projetos sugeridos, são necessárias para representar a realidade específica de
cada unidade escolar. No entanto foi dado o primeiro passo para auxiliar os
professores no trabalho educativo, avançaremos utilizando diferentes estratégias
de ensino contextualizado. Neste sentido para resolver qualquer dúvida ou
esclarecimento sobre o assunto: Projetos, estaremos à disposição por
email:elisabetegda@yahoo.com.br e todas as terças-feiras e sextas-feiras na SEMED/SF.
PROJETOS INTERDISCIPLINARES
I.
PROJETO
- EDUCAÇÃO
EM NOME DA ORDEM E DO PROGRESSO.
A EDUCAÇÃO
DE SÃO FIDÉLIS EM BOAS MÃOS.
II.
PROJETO – SAÚDE
III.
PROJETO - MEIO
AMBIENTE
IV.
PROJETO
- CULTURA
V.
PROJETO
- MÚSICA
VI.
PROJETO - ESCREVER
E LER
VII.
PROJETO
- LEITURA
E INTERPRETAÇÃO
VIII.
PROJETO
- IDENTIDADE
“Não
é no silêncio que os homens se fazem,
mas
na palavra, no trabalho, na ação-reflexão.”
Qualquer dúvida estarei aguardando:
Dia do Folclore
Sugestão de atividades direcionadas:
A criança produzindo cultura
Ampliando o olhar
Folclore é uma palavra de origem inglesa que significa "o saber de um povo", abarcando diversas manifestações da cultura popular, influenciadas pelo contexto de produção, em constante mudança. Hoje o conceito de tradição é dinâmico, não está relacionado ao passado, mas ao que permanece vivo nos dias atuais, ao que se mantêm e é contemporâneo.
As crianças chegam á escola, carregadas de elementos culturais do seu cotidiano. Essa "cultura caseira" é a parte do folclore brasileiro e as crianças só podem compreender a riqueza e a diversidade do conjunto desses costumes se sentirem integradas a eles. Para legitimar essas representações culturais, é importante incluir aspectos da cultura brasileira e suas manifestações regionais no currículo, ao longo do ano letivo. A escola precisa se abrir para o que se aprende fora da escola.
Ao discutir e trocar entre si culturas percebidas em casa, na rua, na escola e no bairro, os alunos estão também produzindo cultura. Para além dos mitos e lendas descontextualizados, o aluno precisa vivenciar um processo de apropriação cultural coerente, palpável, o que ele toca - o que lhe toca. Assim ele se reconhece participante de um grupo social, cidadão do mundo. Quais são as tradições dos alunos da sua sala? E da escola?
Tarefas direcionadas:
- Sondagem, junto aos estudantes, da cultura popular encontrada na escola como por exemplo, brincadeiras (queimada, amarelinha etc.). Elaborar desenhos para exposição coletiva da escola.
- Pesquisa sobre os hábitos familiares: as cantigas de ninar, as histórias que ouviram da mãe e da avó e as comemorações folclóricas.Elaborar um caderno de registro coletivo para apresentar na exposição.
- Coleta de frases encontradas nos para-choques de caminhões, nas placas para não se vender fiado e agradecer a preferencia, ditados populares, provérbios e epitáfios nos túmulos.
- Verifique se no bairro da escola há grupos de teatro, musica e dança. Convide-os para uma conversa e uma oficina com os alunos ou talvez uma apresentação durante a exposição.
Mais dicas e sugestões:
_ portal do professor com espaço de aula e outors links - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/index.html
- carta do folclore brasileiro - http://www.fundaj.gov.br/geral/folclore/carta.pdf
Pauta
PAUTA – CONSELHO DE CLASSE
ü
RELACIONAMENTO
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RELATOS
DAS TURMAS
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APOIO
PEDAGÓGICO
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CAED
– ENCAMINHAMENTOS/ DIAGNÓSTICO
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PALAVRA
DOS PROFESSORES
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ENCERRAMENTO
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DINAMICA
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