1. CADA PESSOA É DE UM JEITO E TEM
UM NOME.
CONTEÚDOS
|
OBJETIVOS
|
·
Nome
·
Identidade
|
·
Reconhecer
o nome
·
Desenvolver
a identidade
|
ESTA ATIVIDADE PROPÕE DUAS ETAPAS DE
TRABALHO. A PRIMEIRA É COM A MÚSICA QUE APRESENTA E INTRODUZ O TRABALHO COM O
NOME DO PROFESSOR E DAS CRIANÇAS DA TURMA. A SEGUNDA PEDE A COLAGEM DA FOTO DA
CRIANÇA.
EM RODA, O PROFESSOR DEVE COMENTAR QUE
TODAS AS PESSOAS TÊM UM NOME E QUE ELE VAI ENSINAR UMA MÚSICA PARA QUE CADA CRIANÇA
FALE O SEU NOME PARA A TURMA.
PROFESSOR, CANTE A MÚSICA INICIANDO COM
O SEU NOME E DEPOIS INTRODUZA O NOME DE CADA CRIANÇA. SUGERE-SE QUE O PROFESSOR
FALE O NOME (SEGUINDO A ORDEM ALFABÉTICA) DA CRIANÇA E PEÇA QUE ELA LEVANTE A
MÃO PARA OS COLEGAS SABEREM QUEM É. O OBJETIVO AQUI É A APRESENTAÇÃO DAS
CRIANÇAS E O CONHECIMENTO DO NOME DOS COLEGAS.
ESTA MÚSICA PODE SER REPETIDA TODOS OS
DIAS, NA RODA DE CONVERSA DO INÍCIO DA AULA. O PROFESSOR PODE INTRODUZIR UMA
VARIAÇÃO – SEGUIR A ORDEM EM QUE AS CRIANÇAS ESTÃO SENTADAS NA RODA, COM CADA
UM FALANDO O SEU NOME.
DEPOIS DE CANTAR, COLOQUE TODAS AS
FOTOS NO CENTRO DA RODA E PEÇA QUE CADA CRIANÇA, NA SUA VEZ, IDENTIFIQUE E
PEGUE A SUA FOTO. NA RODA, PEÇA PARA QUE CADA ALUNO MOSTRE A SUA FOTO PARA OS
COLEGAS E AJUDE-OS A DESCREVER SUAS CARACTERÍSTICAS (SEU JEITO). FEITO ISSO,
ENTREGUE A FOLHA DA ATIVIDADE PARA QUE ELES COLEM A FOTO NO LUGAR INDICADO.
ATIVIDADE
COMPLEMENTAR
1. SUGERE-SE QUE O PROFESSOR
SOLICITE PREVIAMENTE AOS PAIS OU RESPONSÁVEIS UMA FOTO DA CRIANÇA SOZINHA, NO
FORMATO 10cm X 15 cm (paisagem). PARA A PLACA COM O NOME DO ALUNO E A LISTA DE
ALUNOS, SERÃO NECESSÁRIAS MAIS DUAS FOTOS NO FORMATO 3cmX 4cm.
2. NA RODA DE CONVERSA, ENTREGUE
PARA CADA CRIANÇA A PLACA COM O SEU NOME. PEÇA QUE ELAS OBSERVEM A FOTO E AS
LETRAS DO NOME. EXPLIQUE QUE ESSAS LETRAS JUNTAS FORMAM O NOME DELAS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário