Medite na Palavra de Deus

sábado, 31 de março de 2012

PROJETOS EDUCACIONAIS

LISTA COMPLETA
AulaLivre.com
www.aulalivre.com
Um site legal que permite aos professores disponibilizarem conteúdo complementar a seus alunos. Possui fórum e chat. Possibilita um bom controle sobre os alunos que acessaram a matéria e em que data/horário. E o melhor: é grátis !
Também encontrado em: Educadores
Aulas Unidas
www.educarede.org.br/educa/aulas_unidas/index.cfm
O projeto permite um trabalho conjunto e a distância entre algumas escolas públicas brasileiras, com o intercâmbio de experiências entre professores e alunos de realidades distintas via Internet. Veja os projetos que foi desenvolvido pelas escolas que integram o projeto.
Aulas Unidas Brasil – Argentina
www.compartilhandoculturas.kit.net
Esse trabalho é resultado da parceria entre a Escola Hildete Bahia de Souza de Salvador (BA - Brasil) e o Colégio Maria Auxiliadora de Neuquén (Argentina). Com o título "Cidadania na Pluralidade Cultural", reúne uma lista de valores construídos na família, na escola, na sociedade e no mundo, dentro de uma "Proposta de vida cidadã além fronteiras".
Sugestão de: Aurita
BA
Celeiro de Projetos
www.edukbr.com.br/celeirodeprojetos/
Site voltado para escolas que buscam projetos e ferramentas para desenvolver uma aprendizagem baseada na construção do conhecimento. Reúne projetos educacionais e permite o intercâmbio de idéias e trocas de experiências entre educadores. Há links para outros sites que também abrigam projetos.
Enlaces-Brasil
www.enlaces.pro.br
Site do Programa Enlaces-Brasil, com fórum de discussões sobre projetos educacionais que utilizam novas ferramentas pedagógicas. Há também notícias de escolas públicas que participam do programa.
Sugestão de: Márcia Morales e Mauricio Tiba
Escola que Vale
www.escolaquevale.org.br
O programa da Companhia Vale do Rio Doce oferece um conjunto de projetos de trabalho a serem desenvolvidos pelos professores junto a seus alunos, voltados para a aprendizagem da leitura, da escrita e da comunicação oral, mas que também envolvem conteúdos de outras áreas do currículo e favorecem o uso de recursos tecnológicos, como computador, gravador e máquina fotográfica.
Febrace – Criatividade e Inovação
www.lsi.usp.br/febrace
Realizada pela Escola Politécnica da USP, essa feira anual de Ciências e Engenharia envolve projetos de alunos de escolas públicas e particulares de todo o Brasil, em diversas categorias. Tem como objetivo estimular novas vocações por meio do desenvolvimento de projetos criativos e inovadores, além de aproximar as escolas das universidades. O site traz dicas para quem quiser participar das próximas edições.
Também encontrado em: Ensino, Estudantes
Projeto de Intervenção Escola e Comunidade
geocities.yahoo.com.br/aliana20032003/index.html
Projeto desenvolvido nas vilas Icaraí e Jardim União, juntamente com a Escola Issa Nacli, por alunas do Curso Normal Superior da Universidade Estadual de Ponta Grossa.
Sugestão de: Alda Hack
PR
Projeto Solo na Escola
www.agrarias.ufpr.br/~escola
Projeto de extensão universitária desenvolvido na Universidade Federal do Paraná, que visa a produzir material didático sobre solos para o Ensino Médio e Fundamental, trazer escolares ao campus para conhecer o tema e capacitar professores. A Experimentoteca de Solos disponibiliza experiências que os professores podem utilizar em sala de aula.
Sugestão de: Marcelo Ricardo de Lima
Revista A Rede
www.arede.inf.br
O site divulga o conteúdo publicado mensalmente na revista impressa, distribuída gratuitamente a ONGs e pessoas ligadas a projetos sociais. As reportagens e os artigos tratam do uso da tecnologia para a inclusão social. Entre as seções, destaca-se "N@escola".
Também encontrado em: Cidadania, Educação e Tecnologia, Notícias de Educação, ONGs
RiSolidaria
www.risolidaria.org.br
O portal tem como meta contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população infanto-juvenil do país. Para isso, disponibiliza informações a respeito dela e, principalmente, um aprofundamento do Estatuto da Criança e do Adolescente. Exemplo: uma representação gráfica do ECA em forma de uma cidade.
Também encontrado em: Cidadania, Educação Inclusiva, Grupos de Discussão, Jogos Educativos, Material de Referência, Notícias de Educação, ONGs
Sua Escola a 2000 por Hora
www.escola2000.org.br/
O Programa propõe o uso da tecnologia como elemento central na construção de uma nova concepção pedagógica. Em parceria com escolas públicas de Ensino Fundamental e Médio, desenvolve instrumentos para compartilhar o conhecimento construído. O site é aberto a todos que queiram participar de grupos de discussão sobre educação e tecnologia e traz programa de educação a distância que visa à aprendizagem colaborativa.
Sugestão de: Fatima Laranjeira
Também encontrado em: Educação e Tecnologia


Nenhum comentário: