Medite na Palavra de Deus

sábado, 5 de junho de 2010

Ensino Superior no Brasil: politicas e dilemas.

No Brasil a cadeia produtiva, e não o conhecimento, determina a opção de investimento público em tecnologia e inovação. Os limites do investimento público em pesquisa nas universidades - e, portanto, a separação do conhecimento (público) da inovação - impõem desafios que, por dependerem da cadeia produtiva, necessitam ser pactuados com a forte participação da universidade na definição de políticas de investimento.
Mas os desafios múltiplos de hoje, que incluem, entre outras pressões salutares, o uso social do conhecimento, o aumento de vagas, as relações múltiplas com os sistemas produtivos e a desconcentração da produção do conhecimento, requerem adaptações da estrutura, em especial das universidades de pesquisa, para responder as demandas e atingir relações estruturais compatíveis com missões explícitas. No Brasil, o financiamento necessário para que o sistema de produção de ciência e tecnologia das universidades públicas atinja um papel mais central no desenvolvimento socialmente justo deve considerar a academia como setor privilegiado nas decisões sobre planejamento.

Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-40142000000300014&script=sci_arttext

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