O saber mítico é baseado na intuição, deriva do entendimento de que existem modelos naturais e sobrenaturais dos quais brota o sentido de tudo o que existe. É um tipo de saber que ajuda o ser humano a "explicar" o mundo por meio de representações que não são logicamente raciocinadas, nem resultantes de experimentações científicas.
O saber mítico é "expresso por meio de linguagem simbólica e imaginária" (CYRINO & PENHA, 1992, p. 14). Assim, ainda que o saber mítico crie representações para atribuir um sentido às coisas, ele ainda se baseia na crença de que seres fantásticos e suas histórias sobrenaturais é que são os responsáveis pela razão de ser do existente.
O saber filosófico é racional. Baseia-se na especulação em torno do real, tendo como objeto a busca da verdade. Por isso, diz-se que é uma atitude. Ele é sistemático, mas não experimental. Vai à raiz das coisas e é produzido segundo o rigor lógico que a razão exige de um conhecimento que se quer buscando a verdade do existente.
Nessa investigação, o saber filosófico visa aos "porquês" de tudo o que existe. É ativo, pois coloca o humano à procura de respostas para as inúmeras perguntas que ele próprio pode formular. Exemplos: Quem é o homem? De onde ele veio? Para onde ele vai? Qual é o valor da vida humana? O que é o tempo? O que é o sentido da vida?
Fonte>http://www.webartigos.com/articles/2682/1/Introducao-a-Filosofia/pagina1.html
Relatos,fotos, ideias e reflexões sobre a VIDA COM JESUS E A EDUCAÇÃO; "Eu creio em Jesus como meu Senhor e Salvador"
Medite na Palavra de Deus
quinta-feira, 13 de maio de 2010
Saber Mítico X Saber Filosófico
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
obrigado pela ajuda!!!
Postar um comentário